Policiais estiveram na Prefeitura de Estreito, na Região Sul do Maranhão, e também na residência de Léo Cunha. No local, foi apreendido dinheiro e também um celular.
Dentre os principais alvos, estão a deputada Daniella (PSB) e o namorado Fábio Gentil, que é ex-prefeito de Caxias (MA) e atual secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão. Nas residências do casal, a PF apreendeu diversos bens, incluindo um cheque de R$ 350 mil, na última terça-feira (19).
Ao todo, são 94 mandados de busca e apreensão contra empresas, servidores públicos e políticos, com cumprimento em Estreito, Imperatriz, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, São José do Ribamar e Timon, no Maranhão, e em Fortaleza, no Ceará.
Até esta quinta (21), a PF contabilizou mais de R$ 2.5 milhões em apreensões de valores em dinheiro, cheques e veículos.
Investigações
A Operação Lei do Retorno, que investiga os desvios de recursos públicos para a educação entre os anos de 2021 e 2025, através de procedimentos fraudulentos em licitações municipais.
Segundo a PF, parte dos valores contratados com recursos do FUNDEB eram desviados para os servidores públicos envolvidos nas fraudes, por meio da manipulação de licitações. Dentre os crimes apurados, há formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar até 52 anos de prisão.
Além de Daniella e Fábio Gentil, foram alvos da operação a:
Prefeita de Buriti Bravo, Luciana Borges Leocádio (MDB)
Secretário de Administração de Caxias, Othon Luiz Machado
Ex-secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário